terça-feira, dezembro 20, 2011

Slater - Dicas

Flores sempre bonitas:
Logo que você cortar os cabos de cada flor, em baixo d'água, coloque-as num vaso limpo, cheio de água morna.
Retire todas as folhas que ficarem abaixo da linha da água.
Troque a água toda vez que ela ficar turva.
Se o arranjo vier em esponja floral, molhe-a o suficiente para que a esponja fique numa lamina de água.
Mantenha as flores em local fresco, longe de eletrodomésticos, luz solar direta ou ventos quentes ou frios.
Se as rosas murcharem, corte outra vez os cabos embaixo d'água e mergulhe totalmente as flores num recipiente com água morna por 45 minutos.
Use um conservante floral industrializado ou improvisado, como "Melhoral" ou "Aspirina" ou, ainda, no caso de rosas, um pouquinho de açúcar dentro da água.


Bambu:
As touceiras de bambu tendem a se alastrar rapidamente no local em que estão plantadas. Para evitar isso você deve enterrar, bem próximo às mudas de bambu em desenvolvimento, algumas chapas de fibrocimento de uns 30 cm de altura.                              



Bromélia:
Exige claridade e umidade. Regue-a de dois em dois dias, deixando a terra sempre úmida. Troque a água que fica armazenada nas folhas uma vez por semana (escorra a água virando a planta de cabeça para baixo). Adube a terra uma vez por mês.



Árvore Nim: 
Uma árvore indiana conhecida como "nim" ou "neem" (Azadirachta indica A. Juss). Muito usada para repelir insetos.
Espécie resistente e pouco exigente. Entretanto, não tolera frio: em locais cuja temperatura pode cair abaixo de 8 graus C, ela não vai bem. Normalmente, cresce em condições semi-áridas e se desenvolve em vários tipos de solo.

O óleo extraído das sementes da nim e o extrato obtido das folhas podem ser aplicados no gado, na produção de frutíferas, plantas medicinais, hortaliças e grãos, mas os pesquisadores alertam que só devem ser aplicados quando for constatada a ocorrência de danos às culturas ou às criações.
O extrato obtido da planta age de forma diferente em cada praga, eliminando algumas e atuando como repelente de outras. Sua eficiência tem sido comprovada no combate a pulgões, lagartas em geral, cochonilhas, ácaros, brocas, besouros, gafanhotos, nematóides, carrapatos, bernes e também trips.

Como é feito o extrato das folhas:
Cerca de 250 gramas de folhas verdes de nim são batidas no liquidificador com 2 litros de água. O preparado fica armazenado em local sem incidência de luz por um período de 12 horas. Antes da aplicação, o extrato é filtrado e deve ser diluído em água para obter 20 litros de inseticida natural. Só deve ser armazenado por 3 dias, em frasco e local escuro. 





 
Como plantar:
1) O primeiro passo é colocar argila expandida para drenar a água.
2) Depois coloque a terra aproximadamente até a metade.
3) Em seguida, coloque uma camada não muito espessa de areia e espalhe.
4) Finalizando a preparação, cubra o restante com um pouco de húmus.
5) Faça um pequeno buraco e, com cuidado, encaixe o manjericão.
6) Faça o mesmo com a salsinha...
7) Com a cebolinha, e finalmente...

8) Com o alecrim. Não esqueça que, para crescerem fortes, os temperos precisam de bastante sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário