sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Slater - Mitos e Verdades na Prevencão da Dengue

Especialistas explicam os mitos e verdades na prevenção da dengue
Inhame é conhecido como alimento de cura da doença. Método mais eficaz é acabar com os focos do mosquito.
26/02/2015 12h01 - Atualizado em 26/02/2015 16h07
Várias cidades do Centro-Oeste Paulista estão preocupadas com o crescimento nos casos de dengue e, algumas, inclusive já é resgistrada uma epidemia da doença. É o caso de Marília, que tem quase 4 mil casos registrados e 10 mortes confirmadas por hospitais da cidade. E nesta época das chuvas de verão, quando o mosquito da dengue mais circula surgem muitos mitos e verdades sobre a prevenção da doença.
Mas, os especialistas reforçam: não existe método mais eficaz do que impedir a formação de focos do mosquito transmissor. “A medida mais eficaz contra a dengue é erradicar os focos, do mosquito, das larvas, então a higiene de caixas de água, essas coisas que se noticiam regularmente e isso tem que ser feito com regularidade, a cada 10 dias, tudo bem limpo, as caixas de água sempre fechadas, porque se não há o risco de proliferação”, explica o infectologista Marcelo Pesce.
Dengue preocupa moradores de Resende, RJ (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)Medida mais eficaz é eliminar os focos do mosquito
(Foto: Reprodução/TV Rio Sul)
Só que o medo de contrair a doença é tão grande, que algumas pessoas, além de cuidar da casa, ainda adotam outras medidas de prevenção. “Eu passo o repelente, num sei se adianta, mas eu acho que sim, acho que protege”, conta Neuraci de Oliveira. Já a artesã Ana Paula Galego aposta na citronela. "Eu plantei citronela em casa, mas num sei se resolve", completa.
O médico comenta essas medidas. “O repelente funciona desde que ele seja aplicado com intervalos de no máximo 3 horas. Já a citronela, a gente não tem nada que seja sabidamente eficaz.”, ressalta o infectologista.
Inhame cura?
O inhame é popularmente conhecido como um alimento que cura a dengue. Seria mais um mito? O especialista Marcos Vinícius Siqueira explica que nenhum alimento tem o poder curativo da dengue.
"A população leiga precisa entender que o inhame e nenhum outro alimento tem o poder curativo da dengue e de fato não existe nenhum princípio ativo, nenhuma medicação que possa curar a dengue", destaca.
Inhame é popularmente conhecido por curar a dengue  (Foto: Reprodução / TV TEM)Inhame é popularmente conhecido por curar a dengue (Foto: Reprodução / TV TEM)
Mitos e verdades 
Além dessas informações dos médicos. A Secretaria de Saúde de Bauru também divulgou outros mitos e verdades sobre a dengue, os principais são: 
- Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito - Mentira
- Colocar pó de café na água das plantas mata as larvas - Mentira
- As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa - Mentira
- O mosquito Aedes Aegypti pica mais nas pernas - Verdade
Escola conta com 16 aparelhos de ar-condicionado (Foto: Reprodução/RBS TV)Uso de ar-condicionado não mata o mosquito
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Mas e se mesmo com todos os cuidados, a pessoa ainda pegar dengue, o médico infectologista explica que o paciente precisa tomar muito líquido, seja água, suco ou mesmo soro.
“Precisa ingerir líquidos em uma quantidade que a pessoa perceba que a urina está mais clara. E é ideal que se procure um serviço de saúde, o médico do convênio, ou posto de saúde, pronto-atendimento, para que o profissional identifique as condições desse paciente e tome as medidas necessária”, completa.
Ainda sobre os mitos  na prevenção da dengue, o G1 entrevistou o entomologista Ricardo Lourenço, do Instituto Oswaldo Cruz, para saber quais são os principais. Faça o teste abaixo no seu computador (não disponível em mobile) e veja como estão os seus conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário