sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Slater - Urgente, Primo da Dengue, Febre Chikungunya pode matar


Transmissores da febre Chikungunya são os mesmo da dengue, os mosquistos Aedes aegypti e Aedes albopictusFoto: Ivo Gonçalves/PMPA / Divulgação
Considerado "primo da dengue", o vírus que causa a febre Chikungunya — ele não é letal, mas tem sintomas graves — pode estar circulando na Capital. A suspeita recai sobre um paciente que viajou recentemente ao Caribe e está sendo investigado. Por isso, nesta quinta-feira, a prefeitura vai realizar uma ação de prevenção no bairro Partonon, região onde o paciente mora, trabalha/estuda.
Para realizar a aplicação de inseticida e evitar a transmissão do vírus, serão feitos bloqueios rápidos nas ruas Luiz de Camões, São Francisco e Euclides da Cunha (veja quais os trechos de cada rua abaixo). A ação está prevista para iniciar às 9h30min.
Segundo a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, equipes de Vigilância de Roedores e VetoreHoratão fazendo o monitoramento do mosquito vetor com armadilhas na região do Pertenon.
Veja os trechos que serão bloqueados:
- Rua Luiz de Camões, entre a rua São Manoel e Avenida Ipiranga
- Rua São Francisco, entre as ruas Luiz de Camões e Euclides da Cunha
- Rua Euclides da Cunha, entre as ruas São Manoel e  São Francisco
SAIBA MAIS SOBRE O VÍRUS
Como é a transmissão?
A febre não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá, aqui no Brasil, pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (menos comum no país), que se proliferam em água parada. Em torno de sete dias após picar uma pessoa contaminada, os mosquitos podem transportar e transmitir o vírus durante toda a vida.
Quais os principais sintomas?
No início, os sintomas são muito variados e semelhantes aos da dengue. A grande diferença está nas dores musculares e articulares, semelhantes às da artrite, bastante severas e que podem durar semanas ou até meses.
A doença pode matar?
Diferentemente da dengue, que possui uma variação mais severa — a hemorrágica, cuja taxa de mortalidade pode superar os 10% —, a febre chikungunya não costuma atingir um quadro tão grave. Conforme o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade é muito baixa e não alcança 1% dos infectados. Casos de óbito normalmente ocorrem em pessoas cuja imunidade já está muito debilitada devido a outras complicações.
Como tratar?
Não há tratamento para curar a infecção, nem vacinas. O cuidado é paliativo, com uso de remédios como paracetamol e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. Se as dores nas articulações forem muito severas e permanecerem por muito tempo, o médico pode recomendar o uso de corticoides.
Como se prevenir?Valem as mesmas regras de prevenção à dengue, que é feita pelo controle do mosquito transmissor. Evitar acúmulo de água parada, usada pelos insetos para se reproduzir, é a principal medida. Além disso, quem viajar a locais com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, ilhas do Caribe, Guiana Francesa e países africanos e do sudeste asiático, deve usar repelentes e tomar outros cuidados para evitar picadas de mosquito.
* Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário