sexta-feira, agosto 24, 2012

Slater - Notícias 131:Tabloide Sun desafia realeza e publica fotos de príncipe nu


Tabloide Sun desafia realeza e publica fotos de príncipe nu


Especialistas dizem que os jornais britânicos, com suas reputações extremamente abaladas por umescândalo de grampos telefônicos ilegais centralizado no tabloide News of The World, de Murdoch, e por um inquérito judicial subsequente sobre a ética da imprensa, estavam muito assustados para ignorar este aviso.
O Sun afirmou que como Harry é o terceiro na linha de sucessão do trono, havia um interesse público genuíno em publicar as fotos uma vez que elas levantam questões sobre a sua segurança e sua imagem pessoal, uma visão apoiada por alguns que defendem os direitos de uma imprensa livre.
O ex-editor do Sun Kelvin MacKenzie disse que o próprio Murdoch teria de ter aprovado a decisão de mudar de tática.
"Uma imagem como essa não poderia ter sido publicada sem que Rupert Murdoch se envolvesse", disse MacKenzie à emissora BBC.
Os críticos disseram que era uma desculpa fraca e que o jornal estava tentando ganhar dinheiro às custas de um indivíduo, ecoando reclamações semelhantes que foram feitas repetidamente na consulta pública.
"Em última análise, o lucro tinha precedência sobre o bom gosto", disse Mark Lewis, um advogado que representa a família de Milly Dowler, uma estudante assassinada cujo telefone foi invadido por jornalistas do extinto tabloide britânico News of The World.
"As fotos são para vender mais jornais - qualquer pretensão de um debate sobre a liberdade de imprensa é disparate. Há muitas imagens na internet que não vão para os jornais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário