Grupo Amil lidera reclamações contra planos de saúde, diz Procon-SP
Diretor executivo da fundação vê contraste entre o custo alto dos planos e o retorno que oferecem
SÃO PAULO - O Grupo Amil é a operadora de planos de saúde que mais recebeu queixas no Procon-SP entre 1º de janeiro e 17 de julho deste ano, seguido pela Green Line e a Unimed. A informação foi dada pela fundação nesta segunda-feira, 23, quando foi divulgado o ranking com os onze convênios mais reclamados no Estado de São Paulo no período.O ranking foi baseado em queixas que precisaram de mediação do Procon-SP para serem resolvidas, somadas a pedidos de orientação e esclarecimentos de dúvidas. Foram 6.120 atendimentos ao consumidor no primeiro semestre deste ano, informou o Procon.
Para o diretor executivo da fundação, Paulo Arthur Góes, há um contraste entre o custo alto cobrado pelos planos e o retorno que oferecem. "O consumidor paga por muitos anos o seu plano e quando mais precisa dele enfrenta obstáculos impostos pelas empresas para dificultar a prestação do serviço, esperando vencer pelo cansaço", comenta.
Entre as queixas dos consumidores que reclamaram ao Procon-SP estão a demora ou impossibilidade em autorizar e marcar procedimentos, como consultas e exames; a negativa de cobertura ou reembolso; alterações na rede credenciada sem aviso, tanto em quantidade quanto em qualidade dos prestadores de serviços; e reajustes de faixa etária que ferem o estatuto do idoso.
Veja ranking:
Planos de Saúde | Reclamações |
GRUPO AMIL (AMIL, AMICO, DIX e MEDIAL) |
457 |
GREEN LINE SISTEMA DE SAUDE LTDA | 294 |
UNIMED PAULISTANA SOC COOP. DE TRABALHO MÉDICO | 166 |
INTERMEDICA SISTEMA DE SAUDE S/A | 125 |
SUL AMÉRICA COMPANHIA DE SEGURO SAÚDE | 109 |
ITÁLICA SAUDE LTDA | 55 |
UNIVERSAL SAUDE ASSISTENCIA MEDICA LTDA | 48 |
CENTRO TRASMONTANO DE SAO PAULO | 42 |
GOLDEN CROSS ASSIST INTERN DE SAUDE LTDA | 42 |
BRADESCO SAÚDE S/A | 35 |
PREVENT SENIOR - SAMETRADE OPERADORA DE SAUDE LTDA | 31 |
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