segunda-feira, abril 29, 2013

Slater - Notícias 235:Moreira Franco anunciou retomada de obras para novembro deste ano.

Moreira Franco anunciou retomada de obras para novembro deste ano.
Reunião com governador do estado aconteceu nesta sexta-feira (26).

Leandro Nossa Do G1 ES
Ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, em Vitória. (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Moreira Franco, em Vitória, ao lado do governador
Casagrande. (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
 
O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, anunciou que as obras do aeroporto de Vitória serão retomadas em novembro deste ano e garantiu que ele estará pronto em novembro de 2015. O ministro fez o anúncio junto com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, na manhã desta sexta-feira (26), no Palácio Anchieta, em Vitória. O cronograma para a retomada das obras de ampliação do aeroporto foi apresentado e um valor para a execução do projeto ainda não foi fixado.

No anúncio, o consórcio responsável pelas obras, formado pelas empresas Camargo Corrêa, Mendes Junior e Estacon apresentaram um panorama da execução das obras de ampliação do aeroporto. As obras estão paralisadas desde 2008 por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou suspensão do repasse de recursos ao consórcio, devido a falhas no contrato. O consórcio, então, interrompeu os trabalhos e recorreu à Justiça para ter os pagamentos normalizados. O projeto inicial foi orçado em R$ 337 milhões de reais.
O ministro garantiu que, agora, o cronograma será cumprido à risca para solucionar o que ele chamou de 'pedra no sapato'. "O aeroporto de Vitória era uma grande pedra no sapato da Infraero e do governo federal. Agora ela será retirada. Temos que ter compromisso com o calendário. Esse cronograma será rigorosamente cumprido e a minha palavra é a garantia", disse Moreira Franco.
O cronograma será rigorosamente cumprido e minha palavra é a garantia"
Moreira Franco, ministro da Secretaria de Aviação Civil
O cronograma prevê que o projeto executivo será entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o dia 30 de agosto de 2013. Submetido ao TCU, o projeto vai passar por análises e, se aprovado, começa a ser executado até 15 de novembro, com prazo de dois anos para ser entregue. Após a entrega em 2015, chamada de primeira etapa das obras, uma segunda etapa se iniciará para ampliar ainda mais a área até 2017.

De acordo com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, não haverá paralisações. "Quando as obras começarem não serão interrompidas em hipótese alguma. Vitória será um exemplo para demais aeroportos do Brasil que estão na mesma situação. Estamos firmemente empenhados nesse projeto. Vamos esquecer o passado e pensar exclusivamene no futuro", afirmou. Segundo ele, uma segunda etapa se faz necessária devido a defasagem do projeto inicial com as demandas atuais do aeroporto. Por isso, o pojeto inicial está mantido, mas com o aditivo da segunda etapa, que será finalizada em 2017.

O governador do estado Renato Casagrande comemorou o anúncio. "Estou muito confiante com a pesença do ministro e da diretoria da Infraero. O ano de 2013 será o início de obras importantes para a população do Espírito Santo. O aeroporto é o símbolo do atraso dos investimentos em infra-estrutura o estado, e agora será solucionado", apontou o governador.

Modificações
A obra prevê pontes de embarque, mais postos de check-in, estacionamento ampliado para 2054 vagas , praça de alimentação, ampliação do pátio, mais áreas para pouso de aeronaves e nova torre. Segundo o ministro, a capacidade de passageiros por ano passa de 3,3 milhões para 9,7 milhões em 2015.
Durante as obras, uma nova licitação será aberta para a chamada segunda etapa de obras, que deve começar assim que a primeira obra for entregue, em 2015, e deve ficar pronta em 2017.

O que vai mudar no Aeroporto de Vitória:
 AtualApós a 1ª etapa (2015)Após a 2ª etapa (2017)
Área do terminal de passageiros (m²)4.48327.00056.000
Capacidade de passageiros (milhões/ano)3,39,711,7
Nº de passageiros previstos (milhões/ano)3,15,45,7
Vagas de estacionamento59220542054
Pontes de embarque0510
Posições de parada71212
Área comercial (lojas e alimentação)125581
Postos de check-in273147
Lojas de venda de passagens32630

Nenhum comentário:

Postar um comentário