sexta-feira, setembro 23, 2011

Slater Espeial - Primavera

Primavera

Essas benfeitoras da humanidade oferecem abrigo, sombra, flores, frutos, beleza, e ainda transmutam energias.
Acolhem, ouvem, e inspiram quem delas se aproximar com o coração aberto.
Recomendo a todos que olhem - não só para os troncos - como é comum nos grandes centros, mas acima, para suas faces, lindas, gratificantes, que lá estão firmes, apesar de tudo e de todos... fazendo a sua parte.
Se você tem o privilégio de ter alguma dessas companheiras perto de sua casa, experimente fazer contato, mesmo que só visual no início, ofereça água nos dias secos, limpe suas raízes do lixo e do cimento, permita-se desfrutar de toda a sabedoria que dela emana, seja mais feliz.

CAMPANHA CUIDE DE UMA ÁRVORE
Após limpar o canteiro onde ela fica, afixe em seu tronco o cartaz abaixo para ajuda-la a viver como árvore, e não como lixeira.




Download do cartaz: http://www.institutoninarosa.org.br/images/stories/geral/cartaz_arvore_final.jpg

Dicas para instalação do cartaz na árvore sem agredi-la:
- Imprima o cartaz;
- Plastifique-o, deixando dois a três dedos de margem de plástico nas laterais para a furação;
- Faça dois furos em cada lateral, exatamente no meio da margem. Preferível não furar muito próximo do papel, para não infiltrar água de chuva;
- Passe um fio resistente entre os furos e ao redor da árvore, amarrando de maneira que o cartaz fique fixo. Não aperte demais para não machucá-la.
                                 Vamos ajudar nossas irmãs árvores a resgatarem sua dignidade.





           

                                     Primavera cuide do Jardim







Primavera já está aqui, e o verão bate à porta. Nessa época, a natureza toda renasce: plantas brotam, as flores aparecem, mais passarinhos cantam... É tempo de plantar para colher os frutos mais para frente. Literalmente! Que tal fazer uma hortinha de apartamento?

É a melhor época do ano pra isso! As chuvas da estação e a temperatura em elevação propiciam o ambiente perfeito para semear ervas e até mesmo legumes.

A primeira coisa a se fazer é preparar a terra. Em uma jardineira, preencha o fundo com bolinhas de argila expandida. Isso vai garantir que a água não empoce e afogue as raízes da planta.

Depois, preencha a jardineira com uma mistura de duas partes de terra vegetal para uma parte de humus de minhoca. O humus é um adubo orgânico e saudável: as minhocas vão arejar a terra e suas plantas agradecerão.

Aí é escolher o que plantar: locais iluminados aceitam praticamente qualquer erva. Boas sugestões são hortelã, sálvia, orégano, cebolinha. Lembre-se de regar constantemente, ervas gostam de terra úmida!

Já em vasos, erva cidreira e manjericão crescem muito bem. O manjericão é facílimo de cultivar, basta que bata sol por algumas horas por dia e haja água diariamente. A erva cidreira fica linda, um arbusto de folhas longas e cheirosas.

Entre os legumes, cebolas crescem super bem em jardineiras, assim como mini cenouras, tomates e rabanetes.

Experimente!









A primavera  é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.


Primavera.

Do ponto de vista
da Astronomia, a
primavera do hem-
isfério sul inicia-se                        

                                          
 Primavera
No equinócio de Se-
tembro e termina no
solstício de Deze-
mbro, no caso do h-
emisfério norte inicia
-se no equinócio de
Março e termina no
solstício de Junho.

Como se constata,
no dia do equinócio
o dia e a noite têm a
mesma duração. A
cada dia que passa,
o dia aumenta e a n-
oite vai encurtando
um pouco, aument-
ando, assim, a ins-
olação do hemisfé-
rio respectivo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário