sexta-feira, junho 08, 2012

Slater - Notícias 110:Tecnologia



Lençóis Paulista, SP, lança mutirão do lixo eletrônico

Evento faz parte da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente. Foi comemorado na terça-feira (05) o Dia do Meio Ambiente.



Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista, SP, programou uma série de ações e atividades que têm por objetivo levar educação ambiental e informação por meio de palestras e outros meios para as comunidades, empresas, instituições e escolas.

De acordo com Benedito Luiz Martins, Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, “a promoção de ações de educação ambiental, se faz necessária para a transformação da realidade em que vivemos. Respeitar o meio ambiente é a base para despertar a responsabilidade de todos para uma melhor qualidade de vida”, completa.

Faz parte da programação, um mutirão do lixo eletrônico que terá início no dia 11 de junho e se estenderá até o dia 15 de junho. No total serão implantados sete ecopontos em diferentes regiões da cidade. O lançamento oficial da campanha acontece nesta terça-feira (05), com a realização de palestras nas escolas definidas como ecopontos.

Os ecopontos de lixo eletrônico estarão nos seguintes locais:
 - Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente;
- EMEF “Profª. Lina Bosi Canova no Jardim Ubirama;
- EMEIF “Prefeito Ézio Paccola”no Jardim Primavera;
- EMEIF “Irma Carrit” e ADEFILP no Jardim Cruzeiro;
- ETEC “Cidade do Livro” no Jardim Ibaté;
- FACOL(Faculdade Orígenes Lessa).

Para as crianças
Ainda na programação, até o dia 6 de junho, quarta-feira, cerca de 900 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino farão visitas à Usina de Triagem e Reciclagem. Durante a visita as crianças participam de uma atividade introdutória ao tema que envolve desde o processo de extração de recursos naturais da natureza e passam pelas etapas de produção, distribuição, consumo e tratamento de resíduos.

Também recebem orientações práticas, por meio de figuras ilustradas, sobre a importância da coleta de lixo municipal e trabalho desenvolvido pela Cooprelp – Cooperativa de Reciclagem. As turmas que participarem da ação nos dias 4, 5 e 6 de junho, realizarão o plantio de mudas no espaço da Usina em comemoração a data.

Nos bairros
Está prevista ainda a realização da campanha “Recicle seus Hábitos” com apoio de estudantes voluntários em bairros da cidade com o objetivo de levar orientações à população de como realizar a coleta seletiva em casa, bem como sobre os projetos ambientais da Prefeitura. Desta vez os bairros atendidos pela campanha serão: Jardim Ubirama no dia 16 de junho e Residencial Santa Terezinha no dia 30 de junho.

Mutirão do Lixo Eletrônico em BauruA cidade também está em campanha para recolher o lixo eletrônico. Ao todo são sete pontos em Bauru, SP, durante a campanha que vai até o dia 6 de junho, quarta-feira. Veja os locais:
- Enter Norte
Av. Getúlio Vargas, 1-25 – Jardim Aeroporto
- CTI Colégio Técnico Industrial – UNESP
Av. Nações Unidas, 58-50
- UNESP – Biblioteca do Campus Bauru
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01
- Jornal da Cidade
R. Xingu, 4-44 – Higienópolis
- Bauruense
R. Henrique Mingardi, 1-75 – Jd. Pagani
- Shopping Autofest
Av. Ignácio Conceição Vieira, 14-55 – Km 335 da Rod. Marechal Rondon
- Net Alfa
R. Antonio Alves, 32-54 – Jd. Aeroporto
Mas, a campanha não acaba com o fim das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os interessados em descartar os produtos eletrônicos, ou ainda entulhos e outros matéria inservíveis pode procurar um dos quatro ecopontos da cidade, que funcionam o ano inteiro.

Confira o endereço dos ecopontos:
- Ecoponto Antonio Eufrasio de Toledo - Rua Sorocabana, quadra 2
- Ecoponto Mary Dota - Rua Americo Finazzi, quadra 4
- Ecoponto Jardim Redentor/Geisel - Rua Noé Onofre Teixeira, quadra 4
- Ecoponto Pousada I - Rua 41, quadra 1 (Entre as Ruas Joaquim Gonçalves Soriano, quadra 5 e Maurício Pereira de Lima)


EPTC inicia Operação Ar Puro em veículos da Capital

Ação mede o nível de fumaça preta nos veículos movidos a diesel

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deu início, nesta segunda-feira, ao calendário de junho da Operação Ar Puro, que mede o nível de fumaça preta nos veículos movidos a diesel. Segundo a instituição, cerca de 35% dos veículos são flagrados trafegando com alguma irregularidade durante operações do tipo na cidade.

De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, o motorista que ultrapassar a emissão de 1,7% de fumaça preta, conforme o opacímetro, fica sujeito a ter à apreensão dos documentos do carro e ganha prazo de 24 horas para fazer a regulagem do veículo. Quem não se reapresentar pode ser multado em R$ 191,62, além de levar sete pontos na carteira de habilitação.

Capellari adverte os condutores usuários de diesel, da necessidade de regulagem periódica, na tentativa de reduzir a emissão de gases poluentes. “É uma ação de educação aos motoristas para que possamos ter um ar cada vez mais limpo em Porto Alegre”, disse ele. Além disso, Cappellari explica que o veículo que estiver transitanto com nível de fumaça acima do normal pode ser autuado por crime ambiental.




 
*Seja você a vítima ou a testemunha do bullying, existem muitas coisas que pode fazer para detê-lo. Mas a melhor coisa é NÃO FICAR CALADO.

*Consolar alguém que tenha sido vítima do bullying é um gesto carinhoso e faz uma grande diferença. Tente dizer algo como "sinto muito pelo que aconteceu" e reforce que você não aprova o bullying e que a vítima não tem culpa da agressão. Melhor ainda, comece uma amizade com ela. 

*Se ofereça para fazer parte do programa de prevenção ao bullying da sua escola. Se não houver um, veja se você pode criar um programa. Incentive todo mundo na sua escola a se manifestar contra o bullying. Juntos, podemos fazer a diferença e acabar com o problema. Não fique calado! 

*Você precisa falar com alguém – seus pais, um professor ou alguém em quem confie, que possa interferir e deter o bullying. Lembre-se: pedir ajuda não é dedurar, é ajudar quem precisa.

O bullying virtual se espalha viralmente pela web e pode fazer a vítima se sentir humilhada constantemente, de uma forma difícil de deter. Não é uma piada, não é uma brincadeira, o Bullying é inadmissível.
Em algumas escolas, o bullying pode até ser tolerado e considerado um comportamento normal, parte do crescimento. E algumas vezes os professores acham que não podem fazer nada. Isso acabou e está na hora de dizer: chega de bullying! A boa notícia é que todas as crianças têm o direito de viver sem ser vítimas da violência. Elas têm o direito de frequentar escolas seguras, onde todos se respeitam e onde os adultos assumam a responsabilidade de protegê-las. Para acabar com o bullying, precisamos nos manifestar e nos informar, não podemos ficar calados. As crianças podem sim pôr um fim a isso com a ajuda dos seus pais, professores e outros adultos. Mas é preciso planejar, discutir, ter coragem e agir de maneira prática para lidar com o problema de forma eficiente. Se não ficarmos calados, podemos fazer das escolas locais onde todas as crianças aprendem e se divertem juntas. Isso fará com que o respeito mútuo seja uma regra em toda a comunidade.
   







 
                                                          
 


 

 

 

 

 

Para saber mais acesse:
www.chegadebullying.com.br
                       :  

Nenhum comentário:

Postar um comentário