sexta-feira, junho 22, 2012

Slater - Notícias 113:Explosões matam 13 pessoas e ferem 100 em mercado de Bagdá

Explosões matam 13 pessoas e ferem 100 em mercado de Bagdá


BAGDÁ, 22 Jun (Reuters) - Pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, nesta sexta-feira, quando duas bombas explodiram em um mercado em Bagdá, disseram a polícia iraquiana e fontes de hospitais, no mais recente ataque contra muçulmanos xiitas.
Uma onda de ataques neste mês, principalmente contra peregrinos e santuários xiitas, já matou mais de 130 pessoas e alimentou temores de que o Iraque poderia mergulhar de novo em um derramamento de sangue sectário, do mesmo tipo teve pico em 2006 e 2007.
As tensões estão em alta desde que as tropas norte-americanas deixaram o país em dezembro, com xiitas, sunitas e facções políticas disputando o poder.
A primeira explosão atingiu Husseiniya, um mercado em uma área principalmente xiita, nos arredores da capital iraquiana, onde as pessoas estavam comprando mantimentos e outros bens, disseram as fontes.
A segunda explosão aconteceu logo em seguida, quando as forças de segurança e as pessoas estavam reunidas no local para cuidar das vítimas do primeiro ataque.
"Frutas e legumes foram jogados por toda parte. Algumas crianças ficaram feridas ", disse Mudhaffar Khalaf, um policial no local. "Nós começamos a retirar os feridos."
Também nesta sexta-feira, homens armados utilizando armas silenciosas em um carro em alta velocidade dispararam contra um posto policial no bairro de Bayaa, no sudoeste de Bagdá, matando três policiais, segundo a polícia local e fontes hospitalares.
Três civis também ficaram feridos quando uma bomba explodiu perto de um posto de controle militar em Mosul, de acordo com uma fonte da polícia local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário