sexta-feira, novembro 30, 2012

Slater Homenagem:Joelmir Beting Morre


Morre o jornalista Joelmir Beting aos 75 anos em São Paulo

  • Jornalista Joelmir Beting morreu aos 75 anos, em SP
                                         Jornalista Joelmir Beting morreu aos 75 anos, em SP
Jornalista, comentarista de economia e política do Grupo Bandeirantes, Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) à 0h55, em São Paulo. Ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no domingo, considerado "irreversível". A notícia foi confirmada pelo filho Mauro Beting no Twitter, que escreveu: "Um minuto de barulho por Joelmir Beting." A assessoria do hospital Albert Einstein, onde ele estava internado, também confirmou a morte.

O corpo está sendo velado desde as 8h no Cemitério do Morumbi, local próximo ao hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. Às 14h, a sala do cemitério será fechada para um ato religioso apenas com a presença dos familiares, e às 16h  o corpo será levado ao crematório do Cemitério Horto da Paz.
O jornalista de 75 anos estava internado desde 22 de outubro por causa de complicações renais, resultantes de uma doença autoimune. O quadro se agravou após o acidente vascular hemorrágico, que o deixou em coma e respirando com ajuda de aparelhos.
 
  Em texto publicado no blog do diário Lance!, Mauro homenageou o pai, dizendo ter tomado conhecimento da notícia à 1h15. "A ausência dele não tem nome. Como jamais saberei escrever o que ele é", relatou o filho. Ele estava trabalhando na Rádio Bandeirantes quando recebeu a notícia e a veiculou ao vivo.

“Eu acho que eu aprendi com ele a ter prazer por trabalhar e trabalhar sempre”, falou Mauro. “Alguém tinha que dar essa notícia e eu achei que devia ser eu”. Mauro e Erich Beting, sobrinho do jornalista, agradeceu pelas mensagens de apoio no Twitter.
Desde que retornou à Bandeirantes, em março de 2004, Joelmir participava diariamente do "Jornal da Band" e do "Primeiro Jornal". Foi âncora do "Canal Livre", apresentado aos domingos, e fez comentários diários no canal BandNews, além dos programas "Jornal Gente" e "Três Tempos", na Rádio Bandeirantes. Na TV, também trabalhou na Gazeta, Record e Globo --nesta última, de agosto de 1985 até julho de 2003--, passando pelo "Espaço Aberto", na Globo News.

Veja a trajetória do jornalista Joelmir Beting

                O jornalista Joelmir Beting é fotografado no escritório de sua casa (1/5/87). Folhapress
 
Trajetória
Nascido em Tambaú, no interior de São Paulo, Joelmir iniciou a carreira jornalística como repórter esportivo nos jornais "O Esporte" e "Diário Popular". Trabalhou também na Rádio Panamericana, que anos depois se tornaria a Jovem Pan. Em 1962, já formado sociólogo, mudou de área, passando para o jornalismo econômico, inicialmente na redação de estudos de uma empresa de consultoria.

Veja sobre a carreira do jornalista Joelmir Beting

Em 1966, foi contratado pela "Folha de S. Paulo" para lançar a editoria de Automóveis. Dois anos depois, tornou-se editor de Economia do mesmo jornal, lançando uma coluna diária a partir de 1970.
A coluna tornou-se célebre por desmistificar a economia numa época de inflação astronômica e reiteradas medidas desastradas do governo. É de lá que nasceram alguns dos bordões de Joelmir, como "quem não deve, não tem" e "na prática, a teoria é outra". Em 1991, entrou para "O Estado de S.Paulo", onde sua coluna diária continuou sendo publicada, ininterruptamente, até 30 de janeiro de 2004.
Também publicou os livros "Na Prática a Teoria é Outra" e "Os Juros Subversivos". Em coautoria com o cardeal Paulo Evaristo Arns e João Pedro Stédile, ele lançou o livro "Igreja, Classe Trabalhadora e Democracia". Desde 2000, mantinha seu próprio site na internet, dedicado à análise macroeconômica.
 
Homenagem
De acordo com o jornalista Leonardo Bertozzi, da ESPN Brasil, o Palmeiras vai realizar uma homenagem a Joelmir Beting no próximo sábado. O assessor de imprensa do Palmeiras confirmou que no sábado, antes do jogo contra o Santos, o time entrará com uma camiseta para homenagear Joelmir Beting.

Palmeiras lamenta morte de Joelmir Beting e presta homenagem ao palmeirense


O Palmeiras também prestou sua homenagem ao jornalista e torcedor palmeirense Joelmir Beting e lamentou sua morte na madrugada desta quinta-feira. Em comunicado divulgado no site oficial, o clube presta o apoio e solidariedade à família e diz que se orgulha de ter Beting como torcedor.

Joelmir era torcedor fanático do Palmeiras e foi autor da frase conhecida pela torcida. “Explicar a emoção de ser palmeirense a um palmeirense é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense, é simplesmente impossível”.
Leia a nota na íntegra:
Durante a madrugada desta quinta-feira (29), à 0h55, uma notícia entristeceu os fãs de Joelmir Beting. O jornalista e palmeirense não resistiu aos problemas de saúde e faleceu na cidade de São Paulo. Por causa de complicações renais, Joelmir estava internado no hospital Albert Einstein desde o dia 22 de outubro e, no último domingo (25), teve o seu quadro clínico agravado após sofrer um acidente vascular encefálico hemorrágico, que o deixou em coma e respirando com a ajuda de aparelhos.
Palestrino fanático, Joelmir, que estava com 75 anos de idade, foi o autor desta frase inesquecível: "Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense, é simplesmente impossível".
Aos familiares e amigos do ilustre palestrino, a Sociedade Esportiva Palmeiras presta todo o apoio e solidariedade. Infelizmente, o guerreiro Joelmir Beting não conseguiu vencer essa batalha tão difícil, porém, sem dúvidas, ele estará presente eternamente na história do Verdão e do jornalismo brasileiro. Lamentamos o falecimento deste grande palmeirense e nos orgulhamos de tê-lo como torcedor.
 
#ValeuJoelmir

Nenhum comentário:

Postar um comentário