terça-feira, abril 19, 2011

Slater - Cuidados


Cuidados nas praias no feriado prolongado

    


Salvador - A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) alerta a população e turistas sobre os cuidados no banho de mar para os dias do feriado prolongado de Tiradentes e Semana Santa. A principal orientação é entrar no mar somente nos locais onde haja presença de agentes salva-vidas, especialmente nesta época do ano em que as correntes marítimas estão mais fortes e as ondas mais altas. O chefe de treinamento do Salvamar, Glauco Bastos, explica que os banhistas precisam ficar atentos à sinalização nas praias. "Onde há uma bandeira amarela e uma vermelha, é porque naquele local tem um posto do Salvamar. Já nos pontos em que há apenas a bandeira vermelha, os banhistas devem evitar entrar na água pois, além de ser trechos mais perigosos, não contam com um salva-vidas, naquele momento", diz Bastos.
Ele enfatiza que, nos locais onde há a presença do Salvamar, é importante buscar informações sobre as condições da maré. "É de extrema importância saber como está o mar antes do banho. O banhista deve interpelar o salva-vidas e procurar saber se o local tem condição de banho ou não, pois ele chegou à praia mais cedo, indo à água e observando se o mar possui alguma corrente ou vala", alerta.
O consumo de bebidas alcoólicas é outra preocupação dos salva-vidas. O excesso de álcool é uma das causas mais comuns de afogamento e colabora para os casos de crianças perdidas, cuja frequência tem crescido nas praias, de acordo com o serviço Salvamar. "Esse é um problema porque os salva-vidas têm que ficar com as crianças até que apareçam os pais ou responsáveis, o que atrapalha seu atendimento às pessoas que estão na água", enfatiza Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário