segunda-feira, abril 11, 2011

Slater - Por um mundo melhor!




Esta dieta relaciona a ingestão ou exclusão de alguns alimentos com o tipo de sangue de cada indivíduo. Para criá-la, os pesquisadores e naturopatas James D'Adamo e Peter J. D'Adamo traçaram história, antropologia e fisiologia dos tipos de sangue A, B, AB e O com os alimentos, personalidade e estilo de vida. A conclusão é que cada tipo sanguíneo se adapta melhor a determinado grupo de alimentos.
Segundo a endocrinologista da Associação Brasileira de Medicina Complementar, Berenice Cunha, a história da humanidade determina a alimentação de cada pessoa. Por exemplo, o tipo O é característico dos primeiros humanóides, que comiam alimentos crus, plantas silvestres, insetos e restos de animais, tinham atividade física e secreção ácida gástrica intensa. Isso explica porque pessoas com sangue O têm como base uma dieta rica em proteínas de origem animal.
Depois dessa fase, os homens deixaram o sistema de coleta e caça e passaram a cultivar alimentos, domesticar animais e viver em comunidades. Os grãos passaram a fazer parte da alimentação e teria ocorrido uma mutação genética para adaptar o homem ao seu novo meio ambiente. Surgiu o sangue A, com redução da acidez gástrica.
Para a teoria, o sangue B é fruto de uma fusão e migração das raças da África para a região do Himalaia. Além disso, seria melhor adaptado ao clima e ao retorno à alimentação carnívora, que ganhou o leite e derivados. O tipo AB surgiu mais recentemente e é o mais raro. Ele resulta da miscigenação dos grupos anteriores e tem acidez estomacal menos intensa, mas seu metabolismo necessita de mais proteína animal do que o tipo A.
Embora algumas pessoas sigam esse método, ele é muito questionado. O endocrinologista Felippo Pedrinola, por exemplo, não é a favor. “Pessoalmente não acredito nessa dieta porque não há dados de literatura sérios que a comprovem. Por ser uma dieta de baixas calorias, irá favorecer o emagrecimento, porém proibindo certos alimentos talvez sem necessidade"
Vantagens: a nutricionista Ana Claudia Montezino escreveu em seu livro "Forma Light - conheça a dieta mais adequada a seu estilo de vida", que essa pode ser considerada uma boa dieta quando fica claro que o tipo sanguíneo está de fato relacionado à rejeição de algum alimento. Isso pode ser verificado por meio de um acompanhamento clínico constante e sintomas dos quais o paciente se queixa.
Desvantagens: Para ela, a desvantagem está em acreditar que o organismo de indivíduos com o mesmo tipo de sangue, residentes em distintas partes do mundo, reage de modo idêntico aos alimentos recomendados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário